Lafepe participa de programação especial na Casa de Chagas

O Dia da Pessoa com Doença de Chagas, 14 de abril, ganhou uma programação especial nesta terça-feira (16), na Casa de Chagas, localizada no bairro de Santo Amaro – Recife. A ocasião contou com palestras de profissionais de diversas áreas da saúde, além de atendimentos gratuitos e do bazar beneficente.

A Casa de Chagas foi inaugurada em 2010 e se trata de um espaço acolhedor, que atende pacientes com doença de chagas, com insuficiência cardíaca e pessoas em lista de transplante cardíaco. Conta com a parte ambulatorial, com equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. “O Lafepe produz a única medicação de escolha para a doença de chagas, que é o Benznidazol, sendo o único laboratório público a realizar esse trabalho. É de extrema importância esse laço conosco”, afirma a coordenadora do ambulatório da Casa de Chagas, Cristina Carrazone.

Segundo a cardiologista do espaço, Dra. Glória Melo, é preciso ter cuidado com a exposição em áreas de maior risco, com matas e falta de condições sociais. Ela alerta sobre o perigo de alojamentos ao ar livre, principalmente em ambientes rurais e conta que a melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor, o barbeiro.

Novo refeitório para equipe do Lafepe

Na manhã desta segunda-feira (18.03), os colaboradores do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes – Lafepe – foram recebidos no refeitório cheio de novidades na estrutura física e no cardápio. Com música ao vivo, a entrega foi feita pela diretoria e equipe envolvida na requalificação. A iniciativa faz parte do conjunto de ações que visam à  valorização e bem-estar dos servidores.

      Nesta primeira etapa de intervenções, os colaboradores encontraram o espaço de produção com novo piso, além de mudanças nos revestimentos, instalação de secadores elétricos de mão, novas panelas, fogões, rampas quentes e frias e novas bancadas para exposição do buffet. O refeitório agora conta com um espaço fit, para servidores em dieta, e o cantinho “Sabor Show”, onde será possível, duas vezes por semana, desfrutar de novas opções para montagem do prato.

      A segunda etapa do trabalho de requalificação do refeitório será concluída ainda este ano e deve contemplar a troca dos aparelhos de ar condicionado, de mesas e cadeiras, além de melhorar a acústica do ambiente e de incluir opção de comida vegana no cardápio.

  

  

Bloco O Xaropão anima foliões do Lafepe

A prévia carnavalesca foi na tarde da sexta-feira (01.03), na Associação dos Servidores do Lafepe (Aceal). Os colaboradores investiram nos acessórios de época e chegaram animados para participar da festa que contou com a recepção do maracatu Pernambucarte. A equipe dançou e cantou com Guga Albuquerque e Banda que trouxeram sucessos do momento e empolgaram os foliões numa mistura de ritmos, com composições de muitos carnavais. O DJ Nando também fez parte da programação musical da festa.

    

Programação de carnaval no Lafepe

Nesta  sexta-feira (01.03), os colaboradores do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes – Lafepe – foram recebidos ao som de clarins que anunciavam o carnaval. A primeira atividade programada pela instituição em alusão ao período surpreendeu os servidores. Muitos chegaram caracterizados com adereços de carnaval e aproveitaram para tirar fotos com os músicos.

A equipe de Saúde do laboratório organizou a campanha Carnaval Seguro e abordou os colaboradores, durante o período de almoço, com orientações nutricionais, material informativo com serviços e canais de denúncia para mulheres, além da distribuição de preservativos.  Daqui a pouco, acontece na Associação dos Servidores do Lafepe (Aceal) o desfile do  bloco O Xaropão.  A abertura ficará sob a responsabilidade do Maracatu Pernambucarte. Na sequência os colaboradores irão curtir o show de Guga Albuquerque e Banda.

Estudantes de Natal visitam o Lafepe

Nesta quarta-feira (13.02), recebemos a visita de 30 estudantes do 6ºperíodo de Farmácia do Centro Universitário Facex, em Natal, no Rio Grande do Norte. No laboratório, eles conheceram a rotina e procedimentos do Controle de Qualidade, dos almoxarifados e da produção de medicamentos. O grupo foi acompanhado pela professora Manoela Câmara e pelo coordenador do curso, Lenilton da Silveira Júnior. A visita fez parte da programação das disciplinas controle de qualidade físico-químico e controle de qualidade microbiológico, com o objetivo de verificar a atuação de farmacêuticos em indústria de medicamentos.

Lafepe reúne colaboradores em atividades na Arena Pernambuco

Um expediente fora do convencional, na última terça-feira (22.01), reuniu mais de 700 colaboradores do Lafepe que trabalham no prédio-sede e nas 31 farmácias espalhadas em todo o Estado. A convenção foi na Arena de Pernambuco e contou com palestras, entretenimento, homenagens e shows musicais. Uma oportunidade de integração , de falar sobre o que está sendo feito e dos novos desafios.

Alguns participantes chegaram à Arena no grupo de corredores. Eles cumpriram um percurso de 5 km, saindo do Terminal Integrado Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata. Todos os colaboradores foram acolhidos com um café da manhã regional. O evento foi oficialmente aberto no auditório com capacidade para 700 pessoas. Com muita animação, profissionais do Sesi comandaram a ginástica laboral.

O diretor-presidente do Lafepe, Flávio Gouveia, deu as boas-vindas à equipe. Gouveia atribuiu as conquistas do laboratório à força e competência do grupo. Há 1 ano e 10 meses no cargo,  destacou o pioneirismo do Lafepe na conclusão de todas as etapas de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), na fabricação de medicamentos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), e ressaltou a importância de contar com o compromisso e união da equipe para seguirem, firmes, na responsabilidade social de garantir qualidade de vida, de salvar vidas.

Os participantes também receberam informações sobre as parcerias com laboratórios privados para transferência de tecnologia, além dos investimentos no parque fabril visando à garantia do padrão exigido pela agência reguladora, a Anvisa. A abordagem sobre os medicamentos do atual portfólio do Lafepe também contemplou o impacto social da produção para o tratamento do transtorno bipolar, dos portadores do vírus HIV e da Doença de Chagas.

O diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Estado, Romero Guimarães, falou sobre a Transformação Digital que favorece a redução de esforços e o aumento da produtividade.  Ele surpreendeu e encantou o público ao fechar a palestra, como tenor, em duas composições, fazendo parceria com um dos diretores do Lafepe, Nivaldo Brayner (ao violão), que trouxe o filho: Vinicius (com a flauta).

Histórias de vidas reproduzindo vidas foram compartilhadas pelo médico-cirurgião, Cláudio Lacerda. Ele é chefe  da Unidade de Transplante de Fígado do Hospital Oswaldo Cruz, no Recife. Relatos e imagens que emocionaram  pela superação dos pacientes e pelo envolvimento da equipe médica. A importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), na rotina de trabalho, foi representada pelo ator Douglas Moreira. Ele impressionou a todos simulando ter ficado paraplégico e deficiente visual, após acidente na manutenção de uma máquina, e trazendo os impactos para quem assume os riscos de trabalhar sem a devida proteção.

A Convenção Lafepe também tratou da importância de gerar sorrisos, de reconhecer e de ser grato. Conceitos compartilhados num show de mágicas interativo, com o profissional Rodrigo Lima. Houve homenagens, literatura de cordel inspirada na rotina da produção de comprimidos, show de samba( com a colaboradora Cibele do Cavaco) e de pop rock, com a banda Anabela, do repórter Ronan Tardin.

1 2 3 48