Lafepe apóia Programa mais Vida da Unilever | LAFEPE

Lafepe apóia Programa mais Vida da Unilever

O LAFEPE disponibilizou suas duas unidades móveis oftalmológicas para a Prefeitura de Araçoiaba, e durante cinco dias foram realizados mais de quatrocentos exames oftalmológicos na população através do Projeto Mais Vida. O Projeto Mais Vida é financiado pelo Instituto Unilever, e tem como objetivo a melhora da qualidade de vida dos habitantes de vida das cidades por meio da elevação do seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O município de Araçoiaba tem um dos menores IDH do estado. O projeto Mais Vida vem sendo desenvolvido na cidade desde o ano passado, e está programado para durar até 2007. \”Dificilmente disponibilizamos nossas duas unidades móveis para um mesmo lugar, mas como precisávamos respaldar o Projeto Mais Vida liberamos as duas viaturas e a resposta que obtivemos foi bastante positiva\”, explicou o diretor comercial do LAFEPE, Carlos Alberto Barbosa. Uma das metas do projeto no município é alfabetizar 2500 pessoas.

Apesar do bom andamento na prática das ações, foi observado que muitos dos habitantes sentiam dificuldade no aprendizado. \”Observamos que muitas pessoas tinham problema na visão, daí a dificuldade no aprendizado\” , comentou Sílvio Freitas, um dos coordenadores do programa de alfabetização.

Para equacionar o problema, a Prefeitura de Araçoiaba e o Instituto Unilever convidaram o Serviço Oftalmológico de Pernambuco \”SEOPE\” e o LAFEPE, para, em parceria, realizarem exames oftalmológicos na população. O LAFEPE disponibilizou suas duas unidades móveis e, durante cinco dias, os oftalmologistas Danielle Cabral, Mirele Souza Leão e Luiz Felipe Lynch, atenderam mais de quatrocentas pessoas. \”Com estas unidades do LAFEPE tivemos a oportunidade de fazer um atendimento bastante expressivo. Procuramos orientar os nossos pacientes e, os casos de cirurgia encaminhamos para a Prefeitura\” , ressaltou o Dr. Luiz Felipe.

Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes

Av. Dois Irmãos, 1117, Dois Irmãos - Recife - PE / CEP: 52171-010 /

Telefone: (81) - 3183.1100 / CNPJ: 10.877.926/0001-13



Óculos Lafepe são fornecidos para estudantes do Paulista

Visando potencializar o rendimento dos alunos em sala de aula, auxiliando na correção de problemas na visão, o Programa Olhar Paulista fechou a programação do mês de agosto com, aproximadamente, 180 crianças atendidas – sendo 60 estudantes por semana. Com faixa etária entre os 5 e 12 anos, os alunos da rede municipal do Paulista passaram, a cada sexta-feira do mês de agosto, por avaliação oftalmológica.

Depois de serem analisados por especialistas do Centro de Visão de Pernambuco (CEVIPE), os estudantes eram encaminhados para escolher a armação e fazer a medição dos óculos de grau com a marca Lafepe. O laboratório pernambucano disponibilizou um técnico para acompanhar esta programação no CEVIPE, como forma de agilizar o atendimento das demandas.

Esta é uma nova etapa do projeto, resultado da parceria do Lafepe com as secretarias de Educação e de Saúde do Paulista. Em setembro a ação continua nos dias 02, 09, 16, 23 e 30, sempre das 9h às 12h, no CEVIPE, instalado no 1º andar do prédio da Faculdade Joaquim Nabuco, no centro de Paulista. O Programa Olhar Paulista deve contemplar cerca de 700 alunos da rede de ensino municipal, que receberão, gratuitamente, os óculos de grau produzidos pelo Lafepe.

Foto 1 - IMG_20160826_103002155

Alunos de administração da ETE visitam o Lafepe

Na tarde da quinta-feira, dia 25, alunos do 3º ano do curso de Administração da Escola Técnica Estadual (ETE) José Alencar Gomes da Silva, no Janga, estiveram no Lafepe para conhecer a área de logística de armazenamento e de distribuição de produtos.

Os 27 alunos e dois professores tiveram a oportunidade de acompanhar, na prática, os procedimentos adotados pelo laboratório pernambucano que segue, à risca, os padrões de qualidade recomendados pela Anvisa. A rotina de procedimentos nos almoxarifados de matéria-prima e de produto acabado foi explicada aos estudantes durante a visita.

“Esta visita técnica complementa a nossa grade curricular que inclui as disciplinas de logística, administração de materiais e gestão de qualidade”, frisou a professora e coordenadora do curso de Administração da ETE, Camila Fraga.

IMG_20160825_152159207

Estudantes da UEPB visitam Lafepe

Estudantes do 8º período do curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), de Campina Grande, visitaram na manhã da quarta-feira, dia 24, a Divisão de Sólidos do Lafepe. Formado por 20 alunos e dois professores, o grupo conheceu de perto as etapas do processo de produção dos medicamentos Lafepe e sua linha de embalagem primária.

Como resultado desta visita, os alunos devem produzir relatório para apresentação nas disciplinas de tecnologia farmacêutica e farmacotécnica, ministradas respectivamente, pelos professores Geovani Pereira Guimarães e Bolivar Damasceno, que acompanharam o grupo.

“Nossa programação no Lafepe irá influenciar significativamente na vida profissional de nossos alunos, que puderam conferir, na prática, o que estudamos em sala de aula”, enfatizou o professor Geovani, ressaltando que irá programar outras visitas ao laboratório pernambucano.

IMG_20160824_095626952

Lafepe participa de Ação Cívica Maçônica

O Lafepe marcou presença na Ação Cívica Maçônica (Acima) 2016, promovida no sábado, 20, pelo Grande Oriente Independente de Pernambuco (Goipe), em comemoração ao Dia do Maçom. Com o lema “Trabalhamos por uma sociedade mais justa e um mundo mais perfeito”, o evento foi realizado na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), no bairro dos Coelhos.

Lá, o Lafepe apresentou sua linha de óculos produzidos com qualidade e comercializados a baixo custo em sua rede de farmácias na Região Metropolitana do Recife e interior. Durante toda a programação na LBV, mais de 80 pessoas passaram na estrutura do Lafepe para checar modelos e preços dos óculos.

Com a parceria de outras empresas, a Acima 2016 contou, ainda, com mutirão gratuito de serviços de saúde e cidadania. Pelo terceiro ano consecutivo, os bairros dos Coelhos, Coque e Joana Bezerra foram contemplados com a ação que envolveu serviços de aconselhamento jurídico e médico nas áreas de oftalmologia; angiologia; oncologia; cardiologia pediátrica, nutricional, psicológica; exames de mamografia e da próstata. Houve também aferição de pressão arterial e glicemia, com número limitado de atendimento. As crianças participaram de atividades lúdicas, enfatizando a importância da escovação dentária para uma vida saudável.

IMG_20160822_WA0013

Estrutura de produção do Lafepe é exposta na HospitalMed

Tendo como foco ampliar o mercado de atuação, o Lafepe esteve presente na 4ª Feira de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais (HospitalMed), realizada no período de 17 a 19 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Durante os três dias, o Lafepe demonstrou todo o seu potencial de produção e comercialização de medicamentos e óculos, sendo um dos stands mais visitados na feira. Uma exposição de marca, já consolidada como referência internacional no setor farmacêutico, que gerou a perspectiva de fechamento de futuros negócios.

A maior feira do segmento hospitalar da região Norte/Nordeste reuniu 160 expositores de vários estados do país. As novidades de produtos e serviços apresentadas por eles atrairam um público estimado em 15 mil pessoas, nos três dias de evento.

Criado em 1965, para produzir medicamentos de qualidade e a baixo custo, o Lafepe é o segundo maior laboratório público do Brasil. Desde que foi instituído, o consolida-se como referência mundial. É o único laboratório oficial, no mundo, fabricante do Benznidazol, usado em pacientes com o Mal de Chagas. Esse medicamento é adquirido, no Brasil, pelo Ministério da Saúde e chega à população através do SUS. No exterior, o repasse é feito via entidades humanitárias, como a Organização Pan-Americana da Saúde e os Médicos Sem Fronteiras.feira

Estudantes da ETE – Janga em visita ao Lafepe

Quarenta alunos do curso de Administração da escola técnica estadual  tiveram a oportunidade de acompanhar, na prática, os procedimentos adotados pelo setor de Logística do laboratório. Nos almoxarifados de matéria-prima e de produto acabado, receberam informações sobre o padrão de qualidade exigido pela Anvisa que inclui atenção diferenciada quanto ao sistema de identificação de lotes, rotina de manipulação, armazenamento, pesagem e refrigeração.

Também foram abordados os procedimentos de validação do material recebido dos fornecedores, além do fluxo de documentos e protocolo de garantia da qualidade antes da expedição dos medicamentos produzidos no parque fabril Lafepe.

20160818_14452520160818_14535820160818_155601

Lafepe mostra estrutura de produção na HospitalMed

A estrutura do Lafepe para produção de medicamentos e óculos está na exposição da HospitalMed. A 4ª Feira de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais acontece no Centro de Convenções de Pernambuco até sexta-feira, dia 19.

O evento, considerada o maior do segmento hospitalar do Norte/Nordeste, reúne 160 expositores de vários estados do país. As novidades apresentadas por eles devem atrair um público estimado em 15 mil pessoas, nestes três dias de feira.

Aberta na tarde desta quarta-feira, dia 17, a HospitalMed conta, ainda, com muitas opções de palestras. Confira a programação completa no site www.feirahospitalmed.com.br.

ca211a53-27a5-4166-9d9f-c40f66906e6f

Lafepe marca presença no Hospitalmed

A partir desta quarta-feira, dia 17, o Lafepe participa da 4ª Feira de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios (Hospitalmed), no Centro de Convenções de Pernambuco.

No maior encontro hospitalar do Norte-Nordeste, o laboratório pernambucano apresentará toda sua estrutura e capacidade para a produção de medicamentos e óculos. A Hospitalmed segue até sexta-feira, dia 19, abrindo sempre das 14h às 21h. Informações e inscrições estão disponíveis no portal http://www.feirahospitalmed.com.br/pt.

HospitalMed

Parceria leva óculos Lafepe a estudantes de Paulista

Alunos de dez escolas da rede municipal de ensino do Paulista passaram por avaliação oftalmológica no Centro de Visão de Pernambuco (CEVIPE) e tiraram as medidas para a confecção de óculos de grau. Inserida no Olhar Paulista, resultado da parceria do Lafepe com a prefeitura local, a ação foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 12.

Esta é uma nova etapa do projeto, que prevê o fornecimento de óculos para alunos das mais de 30 escolas daquele município, na faixa etária dos 5 aos 12 anos de idade. Em parceria com o Lafepe, as secretarias de Educação e de Saúde do Paulista – que também desenvolvem o programa Saúde na Escola – visam potencializar o rendimento dos alunos em sala de aula, auxiliando na correção de problemas na visão.

Desta forma, neste mês de agosto, a cada sexta-feira, técnicos do Lafepe farão a medição para produção de óculos que devem atender a demanda total de 180 estudantes da rede, só nesta fase do projeto – semanalmente são atendidos, em média, 60 alunos. A programação, que teve início nesta sexta, 12, seguirá nos próximos dias 19 e 26, sempre das 9h às 12h, no CEVIPE, instalado no 1º andar do prédio da Faculdade Joaquim Nabuco, no centro de Paulista.

A iniciativa contemplará cerca de 700 alunos da rede de ensino municipal do Paulista que receberão, gratuitamente, os óculos de grau produzidos pelo Lafepe. Vale lembrar que uma primeira remessa de óculos foi entregue no dia 30 de junho. Representantes das Secretarias de Saúde e de Educação do Paulista acompanham toda programação junto aos técnicos do Lafepe.IMG_20160812_100828748

 

Óculos com a marca Lafepe para estudantes de Paulista

A parceria do Lafepe com a Prefeitura do Paulista, que prevê o fornecimento de óculos para alunos da rede municipal, entra numa nova fase. Neste mês de agosto, a cada sexta-feira, técnicos do Lafepe farão a medição para produção de óculos de 180 estudantes.

A programação tem início na sexta, 12. Neste dia, das 9h às 12h, a equipe do Lafepe estará na Faculdade Joaquim Nabuco, na Avenida Senador Salgado Filho, s/nº, Centro de Paulista. Eles irão tirar as medidas de 60 alunos que necessitam de óculos. A ação continua nos dias 19 e 26.

A iniciativa contemplará cerca de 700 alunos da rede de ensino municipal do Paulista, que receberão, gratuitamente, os óculos de grau produzidos pelo Lafepe. Vale lembrar que uma primeira remessa de óculos foi entregue no dia 30 de junho.

IMG_7163

Lafepe marca presença em ação social, no Pina

Nesta sexta-feira, dia 05, o Lafepe participou do “Conexão Comunidade: Cidadania e Saúde”, no bairro do Pina. Coordenado pelo Instituto JCPM, o projeto visa atender demandas de comunidades carentes do Recife. Moradores do Pina e de Brasília Teimosa foram contemplados com uma série de atividades nesta sexta.

A estrutura de atendimento foi montada em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde o Lafepe disponibilizou sua linha de óculos produzidos com qualidade e comercializados a baixo custo. Os óculos com a marca Lafepe também podem ser encontrados em 25 farmácias da rede – de um total de 37.

 

RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA

- Farmácia Afogados: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-afogados/

- Farmácia Casa Amarela: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-casa-amarela/

- Farmácia Cordeiro: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-cordeiro/

- Farmácia Dois Irmãos: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-dois-irmaos/

- Farmácia Imperador: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-imperador/

- Farmácia Metrô do Recife: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-metrorec/

- Farmácia Peixinhos: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-peixinhos/

- Farmácia Pina: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-pina/

- Farmácia Prazeres: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-prazeres/

- Farmácia São Lourenço da Mata: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-sao-lourenco-da-mata/

 

INTERIOR

- Farmácia Bonito: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-bonito/

- Farmácia Carpina: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-carpina/

- Farmácia Caruaru: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-caruaru/

- Farmácia Exu: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia/

- Farmácia Garanhuns: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-garanhuns/

- Farmácia Lajedo: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-lajedo/

- Farmácia Limoeiro: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-limoeiro/

- Farmácia Nazaré da Mata: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-nazare-da-mata/

- Farmácia Ouricuri: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-ouricuri/

- Farmácia Petrolina: http://www.lafepe.pe.gov.br/category/farmacias/regiao-do-sao-francisco/

- Farmácia Santa Cruz: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-santa-cruz/

- Farmácia Santa Cruz do Capibaribe: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-santa-cruz-do-capibaribe/

- Farmácia São Bento do Una: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-sao-bento-do-una/

- Farmácia Timbaúba: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-timbauba/

- Farmácia Vitória de Santo Antão: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-vitoria-de-santo-antao/

IMG_20160805_083427102

Lafepe é referência para laboratório baiano

Dirigentes e técnicos da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) estiveram na sede do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe), nos últimos dias 26 e 27, para conhecer a experiência positiva do laboratório pernambucanoem áreas estratégicas do segmento.

A equipe baiana veio conhecer metodologias consideradas referência, no mercado, a exemplo do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e da área de logística de armazenamento e distribuição de produtos.

Desde que foi implantado, em 2012, o SAC do Lafepe mantém um canal aberto e permanente com os demais setores da empresa; o que permite a segurança da informação e a agilidade no retorno das demandas oriundas dos usuários. De janeiro a meados de julho deste ano, foram contabilizados mais de 360 atendimentos via SAC – mensagens diretas no site do Lafepe (http://www.lafepe.pe.gov.br/contato/), pelo telefone 0800 081 1121 ou por e-mail sac@lafepe.pe.gov.br e ouvidoria@lafepe.pe.gov.br.

O atendimento inicial, o registro da demanda, o fluxo interno para atendimento da solicitação, o retorno com a resposta e arquivamento da mesma fazem parte do controle de gerenciamento do SAC Lafepe e foram apresentados à equipe do Bahiafarma.

Outra área do laboratório visitada pela equipe baiana foi a de Logística. Conheceram os galpões de armazenamento da matéria-prima para produção de medicamentos; estoque de embalagens; etiquetas; bulas; até o produto final, pronto para distribuição junto ao mercado consumidor, o que inclui o Ministério da Saúde e as 37 farmácias da rede Lafepe.

A organização e métodos praticados pela unidade pernambucana, cujo foco é a garantia da qualidade de seus produtos, com preços baixos, e o atendimento de excelência ao consumidor, mereceram elogios por parte da equipe do Bahiafarma. “Nossa estrutura é bem parecida com a do Lafepe. Temos os procedimentos que já estão sendo implementados. Nos falta, porém, a experiência prática que encontramos aqui”, destacou o diretor de qualidade do Bahiafarma, Francis Reisdorfer, que chegou ao Lafepe por indicação do Cristália – laboratório privado, parceiro dos dois laboratórios nordestinos.

Foto 1 (IMG_20160726_094313858)Foto 2 (IMG_20160726_091226398)Foto 3 (IMG_20160726_135026625)Foto 4 (IMG_20160727_093135855)Foto 6 (IMG_20160727_092549291)Foto 5 (IMG_20160727_101356211)

Medicamento a baixo custo nas farmácias Lafepe

_SM_8300 (1)

Na obtenção dos melhores resultados para o tratamento de enfermidades, tomar o remédio adequado, devidamente prescrito pelo médico é fundamental. No Lafepe, o medicamento certo para cada caso pode ser encontrado a baixo custo. O Captopril (indicado para tratamento de hipertensão arterial e alguns casos de insuficiência cardíaca), por exemplo, comercializado nas farmácias privadas com o nome de marca do fabricante, por R$ 23,00, em média, na rede Lafepe sai por R$ 0,45 a cartela com 10 comprimidos. Uma economia que faz diferença também na saúde do bolso do consumidor.

Confira a lista dos remédios disponíveis na rede de farmácias Lafepe:

  • Captopril (25 mg)
  • Furosemida (40 mg)
  • Glibenclamida (5 mg)
  • Propranolol (40 mg)
  • Dipirona (Solução 50%)
  • Gel Hidróxido de Alumínio
  • Nistatina suspensão (50 mL)
  • Nistatina creme vaginal
  • Carbocisteína (100 mg/5 mL – xarope)
  • Paracetamol comp. 750 mg
  • Maleato de Dexclorfeniramina + Betametasona (Xarope)
  • Lansoprazol (30 mg c/14 comprimidos)
  • Cetoconazol (20 mg/Diprop. Betametasona – creme)
  • Cloridrato de Nafazolina (Solução nasal)
  • Losartana Potássica (50 mg)
  • Pantoprazol (40 mg)
  • Cloridrato de Metformina (850 mg)
  • Loratadina (1mg/mL – xarope)
  • Guaifenesina (16 mg/mL – xarope)
  • Maleato de Timolol (Colírio)
  • Omeprazol (20 mg)
  • Cetoprofeno (100 mg)
  • Secnidazol (1000 mg)
  • Nimesulida (100 mg)
  • Loratadina (10 mg)
  • Sinvastatina (20 mg)
  • Fluconazol (150 mg)
  • Cetoconazol (200 mg)
  • Atenolol (25 mg)
  • Atenolol (50 mg)
  • Atenolol (100 mg)

Correlatos

  • Preservativo
  • Repelente de Insetos

 

O endereço das 37 farmácias Lafepe, você acessa pelo link: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacias/.

Óculos com a marca Lafepe disponíveis na rede de farmácias

Foto tratadaÓculos de grau com qualidade são produzidos pelo Lafepe e podem ser adquiridos a baixo custo em sua rede própria de farmácias, instalada no Recife, Região Metropolitana e Interior do Estado. Os óculos com a marca Lafepe podem ser encontrados em 25 farmácias da rede – de um total de 37. Confira abaixo o endereço da unidade mais próxima de sua casa, abrindo o link. É só clicar.

Com capacidade de produção de 4 mil óculos por mês, a fábrica do Lafepe também atende à demanda de contratos firmados com prefeituras e o Projeto Boa Visão – viabilizado pelas secretarias estaduais de Educação e Saúde, focando em alunos e funcionários das escolas públicas.

 

RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA

- Farmácia Afogados: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-afogados/

- Farmácia Casa Amarela: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-casa-amarela/

- Farmácia Cordeiro: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-cordeiro/

- Farmácia Dois Irmãos: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-dois-irmaos/

- Farmácia Imperador: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-imperador/

- Farmácia Metrô do Recife: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-metrorec/

- Farmácia Peixinhos: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-peixinhos/

- Farmácia Pina: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-pina/

- Farmácia Prazeres: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-prazeres/

- Farmácia São Lourenço da Mata: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-sao-lourenco-da-mata/

 

INTERIOR

- Farmácia Bonito: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-bonito/

- Farmácia Carpina: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-carpina/

- Farmácia Caruaru: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-caruaru/

- Farmácia Exu: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia/

- Farmácia Garanhuns: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-garanhuns/

- Farmácia Lajedo: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-lajedo/

- Farmácia Limoeiro: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-limoeiro/

- Farmácia Nazaré da Mata: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-nazare-da-mata/

- Farmácia Ouricuri: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-ouricuri/

- Farmácia Petrolina: http://www.lafepe.pe.gov.br/category/farmacias/regiao-do-sao-francisco/

- Farmácia Santa Cruz: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-santa-cruz/

- Farmácia Santa Cruz do Capibaribe: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-santa-cruz-do-capibaribe/

- Farmácia São Bento do Una: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-sao-bento-do-una/

- Farmácia Timbaúba: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-timbauba/

- Farmácia Vitória de Santo Antão: http://www.lafepe.pe.gov.br/farmacia-vitoria-de-santo-antao/

Consultores da OPAS/OMS visitam o Lafepe

Na manhã desta sexta-feira, dia 08, consultores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, estiveram no Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe). O propósito foi conhecer a estrutura do laboratório e sua capacidade de produção de medicamentos, especialmente do Benznidazol, usado para o tratamento da Doença de Chagas.

O Lafepe é o único laboratório público no mundo a produzir o Benznidazol, que em junho retomou a produção sem restrições. Esse novo cenário deve-se à recente conquista da Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para a fábrica de comprimidos, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Vale destacar que o primeiro lote de Benznidazol produzido pelo Lafepe, contendo 250 mil comprimidos, foi liberado para o Ministério da Saúde, em Brasília.

No Lafepe, os consultores da OPAS/OMS, André Ulysses e Felipe Dias Carvalho, visitaram a área de armazenamento da matéria prima e de embalagem; o processo de manipulação e de produção do medicamento; além dos laboratórios de controle de qualidade e departamento de logística. Eles coletaram dados que servirão de subsídio para a elaboração de relatório que poderá impulsionar o retorno do Lafepe no mercado internacional.

André Ulysses e Felipe Dias Carvalho, que ficaram impressionados com a estrutura física e de equipamentos do laboratório, foram recebidos pelo presidente e o diretor comercial, respectivamente, Roberto Fontelles e Djalma Dantas. Na ocasião, Dantas informou aos consultores que o laboratório detém matéria-prima suficiente para produzir 2 milhões e 400 mil comprimidos de Benznidazol, num período de dois anos.

20160708_100254  20160708_104827

20160708_111524 (1)   IMG-20160708-WA0028

IMG-20160708-WA0035   20160708_103245