Capacitação para novos serviços nas Farmácias Lafepe

Os farmacêuticos vinculados às 35 unidades do Lafepe, espalhadas por todo o Estado, iniciaram, nesta segunda-feira (09.04), curso de capacitação para oferecer novos serviços contemplados no projeto Cuidado Farmacêutico. Esse projeto é incentivado pelo Ministério da Saúde, sob uma nova perspectiva do papel do profissional farmacêutico na atenção básica, nas políticas de Saúde Pública.

O primeiro de seis módulos acontece, até o fim da tarde desta terça-feira (10.04), no centro de treinamento do laboratório pernambucano, sendo conduzido pelo professor Wallace Bottacin, vinculado ao Conselho Federal de Farmácia (CFF). Nesta etapa, o foco está na introdução de serviços farmacêuticos clínicos e na saúde baseada em evidências.

O CFF conduz a capacitação para o Cuidado Farmacêutico em 14 pólos espalhados pelo país. Em Pernambuco, o Lafepe sedia o pólo do Recife e haverá outro em Serra Talhada. O curso contempla carga horária total de 96 horas.  Após a etapa teórica, o Conselho Federal de Farmácia também irá estender o acompanhamento com programa de tutoria. Esse suporte para atuação dos farmacêuticos, nos postos de trabalho, terá duração de seis meses.

Entre os novos serviços a serem disponibilizados, em nível de Atenção Básica, nas Farmácias Lafepe, estão a aferição da pressão arterial, avaliação para controle glicêmico, o monitoramento sobre o correto uso dos medicamentos e o rastreamento em saúde, que inclui a identificação de sinais e sintomas para formalização de encaminhamento ao médico.

FOTOS: Comunicação/CFF

Fonte: SES

Accessibility Toolbar


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0