Controle do Tabagismo é tema de palestra no Lafepe

A programação da manhã desta segunda-feira (30.10) aconteceu no centro de treinamento do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes e quem trouxe as informações foi a assistente social do Hospital das Clínicas, Maristela de Menezes.

Na plateia, cerca de 60 colaboradores do parque fabril do Lafepe que acompanharam e tiraram dúvidas sobre ambientes livres do fumo, tabagismo passivo, consciência no acesso à informação, grupos de tratamento e políticas de controle do tabagismo já desenvolvidas no Recife.

De acordo com dados compartilhados pela assistente social, mais de 50 doenças estão relacionadas ao consumo do fumo, sendo fator de risco para todos os tipos de câncer. Ainda segundo Maristela, o conhecimento dos riscos é essencial para a tomada de consciência e de atitude no grau que os danos exigem. A palestrante também apresentou seis medidas, pertinentes ao tema, disseminadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), entre elas, o monitoramento do consumo, o reforço ao banimento de publicidade, promoção e patrocínio do fumo, além da elevação de impostos e preços no segmento.

TABAGISMO – Ainda de acordo com a OMS, o tabaco é uma das principais causas evitáveis de mortes em todo mundo. Estima-se que, durante o século XX, cem milhões de pessoas faleceram devido ao seu consumo, sendo o hábito de fumar responsável por 12% da mortalidade adulta mundial. A cada ano, aproximadamente, cinco milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao fumo.

 

FONTE: PORTAL SES

Accessibility Toolbar


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0