lafepe-medicamentoslafepe-medicamentos

Farmacêuticos são capacitados para adesão a Farmácia Notificadora

image012

Capacitar farmacêuticos para o exercício da farmacovigilância nas farmácias com vistas à melhoria da prestação de serviço à sociedade é o objetivo do Curso de Capacitação para Farmacêuticos em Farmácia Notificadora, a ser realizado nesta quinta (11/09), no auditório Prof. Jorge Lobo, na UFPE, pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Atualmente, o Estado não possui farmácia notificadora. A proposta é a adesão voluntária das farmácias ao Programa, que tem como objetivo ampliar e sedimentar uma rede de notificações de casos suspeitos de efeitos adversos e queixas técnicas de medicamentos, estimulando o desenvolvimento de ações de saúde em farmácias e drogarias.

Ao optar pelo credenciamento, a farmácia recebe um selo do Programa, que agrega ao estabelecimento um valor de utilidade pública, diferenciando das demais.

A farmacovigilância é um estudo dos efeitos de um produto ou droga, principalmente, os efeitos adversos não esperados. Auxilia também a ter medicamentos mais seguros no mercado, detectando precocemente reações adversas, mal uso dos mesmo e interações medicamentosas.

Os casos de vítimas por intoxicação de remédio só engrossam as estatísticas crescentes. Recentemente, o ator Reynaldo Gianecchini foi vítima de intoxicação. No mês de julho, a população assistiu a mais um caso: o antiinflamatório Prexige, já recolhido do mercado, provocou reações adversas em 609 pessoas, dentre as quais 147 em estado grave.

Esta não é a primeira vez que o País depara-se com situação como esta e ocupa uma triste colocação: um dos recordistas mundiais de consumo e, conseqüentemente, de intoxicações por medicamentos.

A notificação pode trazer inúmeros benefícios à saúde pública, tais como: suspensão da comercialização de lotes impróprios para consumo;emissão de alerta sanitários;retirada de medicamentos do mercado nacional e melhoria da qualidade das informações disponíveis nas bulas de medicamentos.

Para ministrar o curso de capacitação o gerente da Farmacovigilância/ANVISA, Dr. Murilo Freitas.

Serviço

O que: Curso de Capacitação para Farmacêuticos em Farmácia Notificadora

Quando: 11 de setembro de 2008

Local: no Auditório Prof. Jorge Lobo (Cidade Universitária)UFPE

Horário: 8h às 17h.