lafepe-medicamentoslafepe-medicamentos
LAFEPE atende demandas do Programa Boa Visão

Lafepe atende demandas do Programa Boa Visão

Óculos de grau com a marca Lafepe serão entregues a estudantes da rede pública de ensino do Sertão, dentro do Projeto Boa Visão, do Governo do Estado. Realizado no período de 17 a 27 de outubro, na cidade de Salgueiro, o programa gerou ao Lafepe a produção de 986 óculos, dentro de um universo de 1.944 alunos que tiveram indicação médica para o uso de lentes. Outros 958 estudantes serão atendidos pela Fundação OneSight.

Iniciativa conjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Projeto Boa Visão em Salgueiro teve apoio do Lafepe, da OneSight e da Fundação Altino Ventura (FAV). Na ocasião foram realizadas 3.832 consultas oftalmológicas em alunos do ensino médio e fundamental da rede estadual de dez municípios do Sertão. Além de Salgueiro foram beneficiados estudantes das cidades de Cedro, Mirandiba, Moreilândia, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova, Verdejante e Belém de São Francisco.

“Essa é uma ação fundamental para melhorar o rendimento dos estudantes em sala de aula e para melhorar sua vida como um todo. Por meio das consultas, conseguimos detectar aqueles que precisam fazer uso de óculos, necessários para 50% dos alunos do Sertão que participaram das atividades, ou que precisam fazer outros exames”, disse a coordenadora do Boa Visão na SES, Mayra Ramos.

Ela destaca, ainda, que todos os atendimentos foram realizados por profissionais da FAV e da Fundação OneSight, instituição norte-americana do Grupo Luxottica. A ação contou com uma equipe multidisciplinar formada por médicos oftalmologistas, oftalmologistas pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos e recepcionistas, além de intercâmbio com 50 voluntários estrangeiros de várias nacionalidades (Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México, Canadá e Brasil) que ficaram responsáveis pela fabricação dos óculos.
Balanço – O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco criado a partir da Lei nº 14.511, de 07 de dezembro de 2011. Desde o início do Projeto, já foram realizadas mais de 85 mil consultas oftalmológicas e entregues mais de 48 mil óculos corretivos.

Com informações e foto da Assessoria SES