Lafepe produz 400 mil comprimidos para pacientes com o Mal de Chagas

Seguiu para o Ministério da Saúde, em Brasília, o primeiro lote de 2016 do Benznidazol, produzido no LAFEPE para os pacientes com o Mal de Chagas. O lote possui 250 mil comprimidos de 100 mg, na apresentação para adultos, e chegará à população através do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a Certificação de Boas Práticas de Fabricação, conquistada para a fábrica de sólidos, o laboratório volta a produzir esse medicamento, sem restrições. A falta da CBPF restringiu, por dois anos, o fornecimento a organizações internacionais. É que muitos países endêmicos só adquirem o medicamento se o laboratório fabricante possuir o certificado emitido pela agência reguladora, no caso, a Anvisa.

 

Nos próximos dias, 150 mil comprimidos serão adquiridos por outros países. A comunidade internacional vai ser atendida através das seguintes entidades: DNDI, OPAS e Médicos Sem Fronteiras. Outros três lotes, com 400 mil comprimidos cada, devem ser repassados pelo Lafepe, aos países endêmicos, ainda este ano.

PRODUTIVIDADE – O Lafepe absorveu do laboratório Roche a tecnologia de produção do Benznidazol e produz, com exclusividade, a dosagem pediátrica. É único laboratório público, no mundo, a fabricar as duas apresentações (para crianças e adultos). Já forneceu ao Ministério da Saúde 2 milhões e 250 mil comprimidos. Cumpre contrato para este ano de mais 550 mil, com capacidade para demandas superiores. Atende diversos países, em todo o mundo, por meio de organizações internacionais. A Venezuela e o México adquirem o medicamento diretamente com o laboratório pernambucano. Também há demanda de instituições que desenvolvem pesquisas sobre o tratamento de doenças negligenciadas.

 

Países atendidos por meio da OPAS:

Bolívia; Paraguai; Equador; Colômbia; Venezuela; Honduras; El Salvador e Chile

Total distribuído para esses países…………… 4.171.500 comprimidos

 

Países atendidos por meio do MSF:

Colômbia; Bolívia; Paraguai e México

Total distribuído para esses países……………1.167.800 comprimidos

 

Países atendidos pelo DNDI:

Bolívia e Argentina

Total distribuído para esses países……………..223.500 comprimidos

 

De 2008 até agora, o Lafepe já produziu e distribuiu cerca de oito milhões de comprimidos do Benznidazol – 100 mg – em todo o mundo.

 

 

HISTÓRICO – O Mal de Chagas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das 17 doenças tropicais negligenciadas, sendo causada pelo parasita Trypanossoma cruzi e transmitida principalmente por insetos conhecidos por barbeiros. É endêmica em 21 países da América Latina, onde, de acordo com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDI),  há cerca de 6 milhões de pessoas infectadas e uma previsão de 70 milhões de pessoas em risco de contrair a doença. Ainda segundo a DNDI, menos de 1% das pessoas infectadas recebem tratamento.

Accessibility Toolbar


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0