lafepe-medicamentoslafepe-medicamentos

Pernambuco inicia semana de incentivo à doação de órgãos

Fonte: www.saude.df.gov.br

Fonte: www.saude.df.gov.br

Pela primeira vez, Pernambuco vai vivenciar a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos. A partir de amanha (quarta-feira) até a terça (30/09), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes de Pernambuco, promoverá ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Uma outra intenção da Semana é homenagear, a cada ano, uma entidade ou pessoa que tenha relevante colaboração com os transplantes no Estado, chamado de “Amigo do Transplante”. Este ano será a vez do Hospital da Restauração.

 

A Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos, em Pernambuco, passa a ser comemorada anualmente e fazer parte do calendário oficial do Estado. Tudo surgiu a partir de uma idéia que valoriza a vida e que virou a Lei Estadual 13.412, promulgada em 14 de março, deste ano, de autoria do deputado estadual Carlos Santana.

 

Além de promover a conscientização das pessoas para a doação de órgãos, outros objetivos estão previstos na Lei, como sensibilizar a sociedade para que apóiem as campanhas de doação e estimular as atividades de promoção e apoio. Objetivos que já norteiam as ações desenvolvidas pela Central de Transplantes do Estado.

 

Somente neste ano, a Central obteve um aumento de 46% nos transplantes (até julho), em relação ao ano anterior. Isto se deve ao intenso trabalho educativo realizado junto a diversos setores da sociedade e ao apoio às Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) dos hospitais.

 

Ainda em comemoração a Semana Estadual, a ONG MIC (Movimento Comunitário de Integração), com o apoio da Central, vai realizar a II Passeata “Doe Órgãos, Doe Vida”, no dia 27/09 – Dia Nacional do Doador de Órgãos.

 

Campanha – Desde 2006, a Central promove ações em cidades, universidades, instituições, eventos e empresas, de estímulo à doação da medula óssea. Essas ações buscam conscientizar as pessoas e incentivá-las a se tornarem doadoras. Elas acontecem da seguinte forma: após a equipe técnica fazer um trabalho informativo, com palestra e entrega de panfleto, a pessoa, de forma voluntária, preenche um cadastro com dados pessoais e doa uma pequena quantidade de sangue para servir como amostra.

Com essas ações, a Central mais que dobrou o número de doadores. Só neste ano, até o mês de agosto, foi inscritos 8.431 novos doadores, o que eleva o número para 17.222 pernambucanos doadores. Somente numa ação recente, realizada durante dois dias na cidade de Surubim – interior do Estado –, foram feitos 1.900 cadastros. A agenda de ações continua marcada com várias visitas ao longo deste ano.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL

Dia 24/09
Abertura da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos
Local: Auditório do Hospital da Restauração
9h – Abertura
9h30 – Apresentação do Panorama dos Transplantes em Pernambuco
10h – Homenagem ao “Amigo do Transplante”
10h30 – Encerramento.

Atividades Paralelas
9h às 17h – Registro Voluntário de Doadores de Medula Óssea, no Hall de Entrada do HR.
Panfletagem na Avenida Agamenon Magalhães.

Dia 27/09
II Passeata “Doe Órgãos, Doe Vida” (Dia Nacional do Doador de Órgãos)
Hora: 15h
Saída: Prontolinda / Protocor, até a Praça do Quartel.