lafepe-medicamentoslafepe-medicamentos

Rubéola: SES instala posto de vacinação no Hemope para incentivar doação de sangue

image008

A Secretaria Estadual de Saúde instalou um posto de vacinação contra a rubéola na Fundação Hemope, no Recife, para incentivar a doação de sangue. O objetivo da pré-campanha é de incentivar as pessoas a doarem sangue antes de serem vacinadas, já que uma vez imunizada a pessoa só poderá doar sangue após um mês da vacina. Além do mais, de acordo com a gerente do PNI, Virgínia Moura, “a ação também é importante porque serve com uma chamada de divulgação para a campanha”. Para se vacinar, é preciso levar ao posto um documento de identificação, como o RG ou o cartão de vacinação.

Oficialmente, a campanha terá início amanhã (09/08), no entanto, a SES aproveitou para que junto à campanha de doação de sangue – que, de costume, já acontece no Hemope – houvesse vacina disponível para imunizar quem fosse ao local. O posto, instalado na fundação, atende a doadores e a não-doadores e vai permanecer até o dia 12 desse mês.

Ações – Em Pernambuco, a meta da campanha é de que seja vacinado 95% do público-alvo – homens e mulheres, com idade entre 20 a 39 anos. Por isso, para que a meta seja alcançada, a SES, por meio da gerência do PNI, tem desenvolvido ações de vacinação anteriores ao início da campanha. Na abertura da Semana de Amamentação, por exemplo, que aconteceu no primeiro dia desse mês, na Estação Central do Metrô do Recife, foi montado um posto de vacinação para atender a quem passasse pelo local. Já no último sábado (02/08), por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, uma equipe de imunização foi ao duelo entre Náutico e Figueirense, no qual 745 pessoas receberam a vacina.