lafepe-medicamentoslafepe-medicamentos

Visão do Futuro: 141 óculos de graça para alunos da rede pública

Até a próxima semana, serão entregues 141 óculos a estudantes de escolas públicas beneficiados pelo projeto Visão do Futuro. A cerimônia de entrega simbólica está marcada para a próxima quinta-feira (03.08), às 10h,  na biblioteca do Centro Comunitário da Paz – o Compaz, do Alto Santa Terezinha, no Recife. Na ocasião, oito estudantes receberão os óculos das mãos de parceiros do projeto. Gestores das escolas contempladas  ficarão responsáveis em dar continuidade às entregas, nas unidades de ensino.

Esses óculos foram indicados em atendimentos oftalmológicos que aconteceram, também no Compaz, há cerca de dois meses. Os alunos com necessidade de lentes corretivas já puderam escolher as armações e tirar as medidas para produção das lentes, logo após as consultas.

O projeto Visão do Futuro foi formatado por profissionais do Lafepe, aprovado e financiado pelo Banco Itaú, tendo como parceiras as secretarias de Saúde e Educação da rede estadual e do Recife, a Secretaria de Segurança Urbana do Recife, além de equipe da Fundação Altino Ventura. No foco, alunos de sete escolas públicas situadas no entorno do Compaz – Alto Santa Terezinha.

A entrega dos óculos, na próxima quinta-feira, representará a quarta fase do projeto. A primeira atividade foi a capacitação de professores para triar os alunos nas escolas selecionadas. Esse treinamento foi executado por profissionais da Fundação Altino Ventura.

Em seguida, estudantes foram tecnicamente avaliados, nas unidades de ensino, com o uso da escala optométrica: um diagrama utilizado para medir a acuidade visual. Do universo de 3.500 estudantes, cerca de 330 alunos, identificados com dificuldades na visão, foram encaminhados para atendimento especializado.

Em setembro, o Compaz abrigará o segundo mutirão de atendimentos oftalmológicos, contemplando alunos da rede pública da zona norte do Recife.

 

Fonte: SES