Conheça o Lafepe

Criado em 1965, para produzir medicamentos de qualidade e a baixo custo, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe) é uma sociedade de economia mista, com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde. Classificado como um dos três maiores laboratórios públicos do Brasil, desenvolve, produz e comercializa medicamentos e óculos, atendendo às políticas públicas de saúde.

O Lafepe dispõe de 12 farmácias espalhadas por todas as regiões do Estado de Pernambuco, onde comercializa medicamentos de fabricação própria, como também genéricos e similares adquiridos de fornecedores selecionados. Além de medicamentos, as farmácias da rede comercializam óculos da marca Lafepe.

Com capacidade de produção de três mil unidades por mês, a fábrica de óculos atende à demanda das farmácias, de contratos firmados com prefeituras e do Projeto Boa Visão – viabilizado pelas secretarias estaduais de Educação e Saúde, focando em alunos e funcionários das escolas públicas. As lentes em resina são multifocais, bifocais e visão simples. Já as armações são trabalhadas em metal fechado, acetato e fio de nylon.

O Lafepe é o único laboratório oficial, no Brasil, e um dos únicos, no mundo, fabricante do Benznidazol, usado em pacientes com o Mal de Chagas. Esse medicamento é adquirido, no Brasil, pelo Ministério da Saúde e chega à população através do Sistema Único de Saúde – SUS. No exterior, o repasse é feito via instituições humanitárias, como a Organização Pan-Americana da Saúde e os Médicos Sem Fronteiras.

Os antirretrovirais produzidos pelo Lafepe também são vendidos para o Ministério da Saúde. Do coquetel de 22 medicamentos utilizados no combate à Aids, no país, cinco são adquiridos do laboratório pernambucano. Considerando a mesma parceria, o Lafepe destaca-se como único fornecedor do hipoclorito de sódio 2,5% para combate à cólera e dos antipsicóticos Clozapina, Quetiapina e Olanzapina.

Produção de Álcool Gel:

O Lafepe foi um dos grandes aliados na luta contra o coronavírus em Pernambuco, desempenhando importante papel na produção de álcool em gel, atendendo uma demanda da Secretaria Estadual de Saúde.

Em tempo recorde, o laboratório implantou uma linha de produção que forneceu durante a pandemia o álcool em gel utilizado nas unidades públicas de saúde do estado.

Missão

Pesquisar, desenvolver, produzir e distribuir medicamentos e produtos para saúde no atendimento às políticas públicas, com garantia de segurança, qualidade e sustentabilidade, a preços acessíveis.

Visão

Ampliar o atendimento às políticas de saúde pública, incorporando, até 2028, novos medicamentos, produtos e tecnologias.

Valores

  • Ética, respeito e confiança
  • Valorização dos colaboradores
  • Responsabilidade social, ambiental e governança
  • Gestão transparente e participativa
  • Foco em resultados
  • Melhoria contínua

Accessibility Toolbar


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0