lafepe-medicamentoslafepe-medicamentos

Lafepe no Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas

image                 AÇÃO CHAGAS - 01

 

A ação, em Pernambuco, aconteceu no Espaço Carlos Chagas, em frente ao Hospital Procape, no Recife. O Terceiro Encontro da Praça contou com a participação de pacientes e voluntários ligados à associação e ambulatório dos portadores da doença de Chagas, em parceria com o Lafepe. A empresa pernambucana é o único laboratório público, do mundo, a produzir o Benznidazol – medicamento utilizado no tratamento da doença. No evento, a população teve a oportunidade de tirar as dúvidas e obter mais informações sobre a enfermidade.

O dia 14 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Mal de Chagas por ter sido nessa data que o pesquisador, Dr. Carlos Chagas, há 106 anos, comunicou sua descoberta à comunidade científica da época.

O Mal de Chagas está no rol das doenças negligenciadas. A infecção é causada pelo protozoário Trypanossoma Cruzi. A transmissão ocorre, principalmente, pela picada do inseto conhecido como barbeiro. O medicamento Benznidazol, produzido no Lafepe, é comercializado em apresentações para uso adulto e pediátrico. O Brasil é abastecido através de repasses do Ministério da Saúde. Pacientes de outros países também são beneficiados com o nosso medicamento. O Benznidazol chega à Bolívia, Paraguai, Equador, Colômbia, Venezuela, Honduras, El Salvador, Chile, México, Argentina e Estados Unidos.