lafepe-medicamentoslafepe-medicamentos

Pernambuco e Goiás estudam parceria na produção de medicamentos

O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes – Lafepe – recebeu a visita do Secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Moura Vilela. Também vieram na comitiva o superintendente executivo, Halim Antônio Girade, e o diretor Comercial da Indústria Química de Goiás (Iquego), José Macedo de Araújo.
O grupo foi recepcionado pelo secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, que identificou oportunidades de parcerias, entre Pernambuco e Goiás, nas áreas técnica, de cooperação científica e na produção de medicamentos. “Atualmente, a nossa secretaria empenha 109 milhões, por ano, na compra de medicamentos de alto custo. A cooperação entre laboratórios oficiais pode auxiliar na otimização de gastos para as políticas de saúde pública e no atendimento a novos nichos de mercado”, ressaltou Iran Costa que também destacou o pioneirismo do Lafepe na produção dos antirretrovirais e a experiência promissora no fornecimento dos óculos para estudantes da rede estadual, pelo Programa Boa Visão.
No laboratório pernambucano, a comitiva recebeu informações sobre a produção de medicamentos e óculos, sobre as etapas das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo com o laboratório privado Cristália e das certificações da Anvisa conquistadas pelo laboratório, nos últimos nove meses, para o setor de embalagens e da produção de comprimidos.
O grupo percorreu o parque fabril, conhecendo a Divisão de Sólidos, os dois almoxarifados e a Divisão de Ótica que apresenta capacidade produtiva mensal de 4 mil óculos. O grupo encerrou a visita conhecendo as novas instalações da Farmácia Lafepe do bairro de Dois Irmãos.