Boa Visão: mais de 3,2 mil óculos entregues no Agreste

Durante mutirão em Garanhuns, entre os dias 12 e 21 de junho, mais de 5,5 mil estudantes das redes estaduais e municipais de 21 municípios do Agreste passaram por consultas oftalmológicas. Desse total, 3.246 tiveram indicativo de uso de óculos, que estão sendo entregues, gratuitamente, para esse público.

“Durante o mutirão, conseguimos atender acima da nossa meta, o que mostra o empenho de todos que estavam participando dessa ação. Esses números irão impactar diretamente na rotina dos estudantes, que ganham qualidade de vida e mais um reforço para melhorar o rendimento em sala de aula”, afirma a coordenadora do Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.

O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco criado a partir da Lei nº 14.511 de 07 de dezembro de 2011. Com esse mutirão, já foram ofertadas mais de 93 mil consultas oftalmológicas e entregues mais de 52 mil óculos corretivos. Esta iniciativa foi uma parceria do Projeto Boa Visão, coordenado pelas secretarias estaduais de Saúde e Educação, com a Fundação Altino Ventura, Fundação Onesight, Lafepe, V Gerência Regional de Saúde (Geres – Garanhuns) e as secretarias de Saúde dos municípios contemplados.

AÇÃO – As consultas em Garanhuns foram feitas pela Fundação Altino Ventura (FAV). No local, estavam médicos oftalmologistas, oftalmologistas pediatras, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos em exames, assistentes oftalmológicos, recepcionistas e tradutores para atender aos alunos de mais de 50 escolas da região, sendo as de ensino médio e fundamental estadual e as do ensino infantil municipais. Além disso, 50 voluntários estrangeiros de várias nacionalidades (Estados Unidos, Itália, Peru, China, Inglaterra, México, Canadá e Brasil), ligados à Fundação Onesight, ficaram responsáveis pela fabricação dos óculos, que também estão sendo fornecidos pelo Lafepe.

Fonte: SES