Exames de vista e óculos de graça a alunos de escolas públicas

Está marcado para os próximos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, zona norte do Recife, o segundo mutirão do projeto Visão do Futuro. Alunos da rede pública do entorno do equipamento serão beneficiados com consultas oftalmológicas e óculos. Para esta etapa, estão programadas 192 consultas de alunos triados por educadores de quatro escolas municipais e duas estaduais. Os que necessitarem de óculos contarão com estrutura do Lafepe, no mesmo local, para escolha das armações e medições necessárias à produção das lentes corretivas.

O projeto Visão do Futuro foi formatado por equipe do Lafepe e patrocinado pelo Itaú, com parceria da Fundação Altino Ventura, secretarias de Educação e Saúde do Estado e do Recife, além da Secretaria de Segurança Urbana do Recife. Neste mutirão, entre as unidades contempladas da rede municipal estão as escolas Novo Horizonte, São João Batista, Alto Santa Terezinha e Antônio Tibúrcio. Da rede estadual são beneficiados alunos das escolas Gabriela Mistral e Professor Pedro Augusto Carneiro Leão.

O primeiro mutirão do projeto aconteceu em maio deste ano, também no Compaz do Alto Santa Terezinha. Na ocasião, cerca de 330 estudantes foram beneficiados com consultas oftalmológicas que geraram 141 óculos Lafepe. A entrega aconteceu no mês de agosto.

A execução do projeto Visão do Futuro envolve quatro etapas. A primeira atividade é a capacitação de professores para triar os alunos nas escolas selecionadas. Quem assina o treinamento é a Fundação Altino Ventura. Em seguida, os estudantes passam por avaliação, nas unidades de ensino, com o uso da escala optométrica: um diagrama utilizado para medir a acuidade visual. Os triados seguem para as consultas oftalmológicas e podem ser direcionados para uso de óculos ou para realização de exames, através de encaminhamentos ao serviço de regulação.