Farmacêuticos do Lafepe se capacitam para o cuidado aos hipertensos

Vinte e oito colaboradores que trabalham nas farmácias vinculadas ao Lafepe estiveram reunidos, hoje (07.05), no centro de treinamento do órgão, em capacitação contemplada pelo projeto Cuidado Farmacêutico, do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Trata-se do segundo módulo do ciclo de treinamentos. Esta etapa acontece até amanhã (08.05), com foco no atendimento e acompanhamento do paciente hipertenso. O objetivo da capacitação é preparar a equipe para oferecer novos serviços aos clientes das farmácias da rede.
Nesta fase, o grupo recebe informações da professora e farmacêutica, Eliane Campesatto. Ela aborda os cuidados necessários para garantia da qualidade de vida dos pacientes, como mudança de hábitos na alimentação, a importância da prática de atividades físicas, monitoramentos essenciais para identificação de reações adversas no uso de medicamentos, além da avaliação de efetividade dos tratamentos.
O curso completo possui carga horária de 96 horas, distribuídas em seis módulos. Após as etapas teóricas, profissionais ligados ao CFF irão estender o acompanhamento com programa de tutoria, durante seis meses, nas farmácias do Lafepe. O projeto Cuidado Farmacêutico é incentivado pelo Ministério da Saúde como um importante passo de investimento na Atenção Básica.
Entre os novos serviços a serem oferecidos, em breve, nas unidades do Lafepe estão contemplados a aferição da pressão arterial, avaliação para controle glicêmico, monitoramento de uso dos medicamentos e o rastreamento em saúde, que inclui a identificação de sintomas para formalização de encaminhamento ao médico.

Accessibility Toolbar


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0